Cultura
Campina Grande (PB) sedia a 3ª edição do “Muído – Festival de Cinema”
O Cine Teatro São José foi fundado em 1945 como um dos primeiros espaços dedicados à arte na cidade de Campina Grande, no Agreste Paraibano. Construído no estilo arquitetônico Art Déco, serviu para popularizar a sétima arte, sobretudo entre as classes sociais de menor poder aquisitivo.
É nesse cenário que será aberto, nesta quinta-feira (01/08), o terceiro “Muído – Festival de Cinema de Campina Grande”. Até o próximo domingo (04/08), moradores e visitantes poderão participar de exibição de filmes, debates, mostras competitivas, oficinas e shows musicais. Tudo de graça. O coordenador-geral do evento, Jaime Guimarães, conta que ainda haverá uma feira colaborativa.
“Esse ano a gente vai ter 18 expositores, pequenos empreendedores locais, que abrilhantam o Festival e conseguem também lucrar, porque a gente consegue levar público para essa feirinha. Então, o intuito da feira, além de ser entretenimento, é também gerar renda para esses comerciantes.”
O evento é realizado com incentivo do Governo Federal, através da Lei Paulo Gustavo. Estão confirmadas as participações de produtores de audiovisual de vários estados da região. No Nordeste, a expressão popular “Muído” pode significar uma reunião divertida.