Cultura
Começa hoje o espetáculo Baile do Menino Deus uma brincadeira de natal
O Nascimento de Jesus contado através de uma versão musical muito pernambucana. Assim é o espetáculo “Baile do Menino Deus: uma brincadeira de natal” que será encenado nos dias 23 a 25 de dezembro, na Praça do Marco Zero, em Recife, sempre a partir das 20h.
Misturando o sagrado e o profano, por meio de teatro e dança e narrado através de texto e pelo menos 20 músicas, o Auto já faz parte do calendário natalino da capital de Pernambuco e recebe um público de cerca de 70 mil pessoas ao longo dos 3 dias de espetáculo. Dos mais de 40 anos de história, esta será a vigésima primeira apresentação no Centro Histórico do Recife, que passou a abrigar a encenação.
Consagrado como o maior espetáculo de Natal ao ar livre do país, o Baile do Menino Deus foi idealizado pelos dramaturgos Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, além do compositor Antônio Madureira. Ele reúne mais de 300 artistas entre músicos, cantores, atores, e bailarinos para celebrarem o nascimento do Menino Deus, numa festa semelhante às brincadeiras de rua e cheia de tradições culturais nordestinas como cantigas, danças, brincadeiras, costumes, rezas, figuras folclóricas e outras linguagens.
Este ano, três referências do cenário cultural pernambucano integram o elenco da história: o Maestro Forró, criador da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, o Maestro Spok, outra referência do frevo de Pernambuco, e a Rainha da Ciranda, Lia de Itamaracá.
Em 2024, o “Baile do Menino Deus: uma brincadeira de natal” foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife.
Quem não puder comparecer ao Marco Zero pode assistir ao espetáculo pela internet acessando o endereço youtube.com/bailedomeninodeus.