Meio Ambiente
Governo firma acordo com servidores ambientais em greve
O governo federal anunciou nessa segunda-feira (12) a assinatura de um acordo de reajustes salariais e mudanças nas carreiras de servidores do Ministério do Meio Ambiente, ligados ao Ibama e ao ICMBio, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. A greve foi aprovada em assembleia em 24 de junho passado e suspensa por determinação judicial no início de julho, pelo Superior Tribunal de Justiça.
Entre os pontos do acordo, ficou definido que os cargos de nível superior e médio da carreira de especialista em meio ambiente terão ampliação da tabela remuneratória, aumento do valor do salário base e da gratificação de qualificação.
O acordo assinado prevê, ainda, a criação de um grupo de trabalho, com participação dos Ministérios da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e do Ministério do Meio Ambiente para avaliar o enquadramento das carreiras nos requisitos legais para o recebimento da indenização dos servidores que atuam em áreas de fronteira, além da possibilidade de criação de um adicional salarial por atuação em áreas de risco.
Embora a paralisação tenha iniciado em 1º de julho, o impasse na negociação persistia desde janeiro. A Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente confirmou a negociação e informou que um novo acordo, definindo pontos como a devolução dos salários cortados durante o período de paralisação, deve ser firmado.