Meio Ambiente
Missão da ONU avalia infraestrutura para a COP30 em Belém
Representantes de alto nível das Nações Unidas estão, nesta semana, no Brasil, para conhecer de perto a infraestrutura para a COP30, A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que acontece em novembro, em Belém.
O objetivo da missão oficial é acompanhar a preparação da rede hoteleira, da logística de transportes, segurança pública e do atendimento à saúde, na região metropolitana de Belém.
Durante a reunião de abertura, o Secretário-executivo da COP30, Valter Correia, detalhou os R$ 4,7 bilhões já investidos em obras de infraestrutura, em parceria com o Estado do Pará e a Prefeitura de Belém.
Entre as ações em andamento, os setores de turismo e hoteleiro devem se preparar para receber e hospedar até 50 mil pessoas, que devem estar na cidade durante os 10 dias de debates. Aproximadamente 7 mil, compõem as equipes da ONU e delegações de países membros.
A secretária-executiva adjunta da ONU comentou que o tamanho da COP30 torna o evento um desafio político e diplomático, já que tenta alcançar um consenso entre mais de 100 países sobre o compromisso contra a crise climática. Noura Hamladji, também explicou que esta visita ao Pará não é de avaliação, mas uma parceria com as três esferas do governo brasileiro.
As visitas técnicas da ONU são uma rotina na preparação de todas as COPs e devem acontecer mais vezes até a abertura da 30ª Conferência sobre Mudança do Clima, dia 10 de novembro.